quarta-feira, 21 de junho de 2017

SANGUE DE BALEIA - J. S. ALBINO


Título: Sangue de Baleia
Autora: J. S. Albino
Editora: PenDragon
Páginas: 194
Ano: 2016
Nota: 4,5/5

Compre na Amazon:

Livro Fisico:


Ebook:
 

Hey pessoal! Como estão? :)
Hoje venho trazer a resenha de Sangue de Baleia, um livro nacional super amorzinho. Espero que gostem!

O livro conta a história de Laura, filha de uma ex-estilista norte americana que morreu quando Laura era pequena, e de um homem super humilde, dono de uma rede de meios de hospedagem nacional. Desde criança Laura foi acima do peso, e por isso era chamada de baleia, mas ao invés de se sentir ofendida, ela gostava e decidiu que um dia seria uma veterinária para poder cuidar destes animais que ela passou a amar tanto.

Quando Laura completa o ensino médio, consegue uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e parte para uma nova vida, onde conhecerá pessoas incríveis que mudarão sua vida para sempre.


Em Sangue de Baleia nos deparamos com acontecimentos muitas vezes considerados simples e banais, mas que nos mostram o quão importantes eles podem ser, além de conseguir fazer o leitor se identificar com muitos momentos.

A narração da autora é bem simples e leve, de uma forma que faz a gente sentir como se fossemos amigos próximos dos personagens e estivéssemos apenas ali ouvindo suas histórias, o que eu achei muito legal.

O livro é repleto de humor, principalmente porque a maioria dos personagens são super bem humorados, o que nos tira boas risadas com suas narrações e/ou diálogos, mas há momentos no livro em que também nos sentimos com raiva e, principalmente, tristeza com algumas coisas que ocorrem.

Os personagens são simples, mas fáceis de se cativar ao longo da história, conforme o enredo se desenvolve.

Uma coisa muito legal de se observar ao longo da história é como a vida dos personagens vai se desenvolvendo e o quanto eles vão crescendo e amadurecendo. Outro ponto que vale a pena ressaltar é que, apesar de abordar algumas coisas sobre o Bullying com a Laura, ela não se torna uma pessoa infeliz e com baixa autoestima por causa disso, na verdade Laura é uma personagem super feliz, e isso é mais uma coisa que gostei nela.

Sangue de Baleia passa uma mensagem muito linda sobre como devemos dar valor às coisas que temos e o quanto devemos prezar por elas, pois podemos perder coisas importantes a qualquer momento. Além disso, devemos sempre fazer o nosso melhor, enquanto podemos.

A história contém algumas reviravoltas e conflitos também, mas alguns deles acredito que poderiam ter sido desenvolvidos com um tempo maior, o que causaria um efeito melhor ainda na história. Algumas coisas no início também ocorreram rápido demais, mas ao longo do livro os fatos foram acontecendo de uma forma bem desenvolvida e realmente boa, compensando tudo isso.

O final do livro me tocou de uma forma imensa, me fez querer chorar por horas e mudar todo aquele final. Foi quando percebi que gostava mais daqueles personagens do que tinha imaginado, pois eu estava comovida com todos eles e sentindo suas dores como se fossem minhas. Apesar de não ser um final feliz, a autora construiu ele de uma forma surpreendente e sem falhas.

Eu li o livro em poucas horas. A narrativa é super fluída, o livro é curtinho e a história te prende de uma forma que você não quer parar até terminar (e quando termina, deseja não ter terminado).

A estética do livro é ótima. A capa tem um desenho lindo, a diagramação é boa para leitura e o livro conta com um detalhe que eu achei super criativo: ao longo das primeiras páginas de cada capítulo percebemos manchinhas pretas se alastrando pelas paginas, e a cada capítulo elas se espalham mais, dando realmente a imagem do sangue de baleia escorrendo. Incrível, não?




No geral eu gostei muito do livro, da narrativa, dos personagens, da mensagem transmitida e de tudo o que vivi pelas páginas.

Super recomendo esse livro para todos! Especialmente para aqueles que gostam de reviravoltas e histórias emocionantes.

Deixem aí nos comentários o que acharam sobre a resenha, se já leram esse livro ou se ficaram com vontade de ler, vou adorar saber! :)

Por hoje é isso, pessoal. Abraços e até mais! ♡

5 comentários:

  1. Evy, antes das minhas impressões sobre história que trouxe na resenha, devo dizer que amei o título. Super original e expressivo! Muito bonito mesmo.

    Sobre a história que resenhou, adorei também. Apesar de já ter passado um pouco da idade de gostar de histórias infantis, adorei esta. Propostas e ilustrações muito boas, adorei conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Oi Evy, tudo bem?

    Esse livro parece ser um daqueles lindos que vai emocionar o leitor do início ao fim. De certa forma me identifiquei com a personagem, pois passei pelas mesmas coisas que ela e sei o quanto isto machuca demais. Como o livro tem uma mensagem importante, com toda certeza eu amaria, pois deve ser incrível.
    Já quero ler! Sua resenha ficou linda, Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Heey! tudo bom?
    Só pelo titulo ja me ganhou. E ainda é nacional, o que me traiu ainda mais. É um tipo de livro que gosto muito de ler, que nos faz PENSAR. amei suas fotos e a resenha está otima, Parabéns <3
    Abraços.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom contigo?
    Nossa nunca ouvi falar, mas fiquei apaixonada pela narrativa, eu adoro ler nacionais, e esse parece mesmo interessante.
    Parabéns por sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas fiquei apaixonada pela história. Desde que li Baía da esperança de Jojo Moyes, tô encantada com o tema "baleia"!
    Parabéns pela resenhas!

    ResponderExcluir