sábado, 9 de setembro de 2017

PERTO DO FIM - ROSA MATTOS

perto do fim, rosa mattos, literatura nacional, livros nacionais, eu leio nacional, escritora brasileira

Título: Perto do Fim
Autora: Rosa Mattos
Editora: Selo Jovem
Páginas: 246
Ano: 2017
Nota: 5/5 

Compre na Amazon:


Hey pessoal, como estão? :)
Hoje trago a resenha de Perto do Fim, um livro ótimo que li este mês, espero que gostem! :)

Após perder as duas pessoas que mais amava - sua filha e sua esposa - da maneira mais trágica possível, Jeff Weber perde a vontade de viver. Sua vida se torna monótona e sem sentido. Jeff se torna um homem solitário, triste e fechado, vivendo sempre da culpa de ambas as mortes e a dor de sua perda. 

Além da culpa das mortes, Jeff vive uma relação conturbada com o pai, o que é ainda mais angustiante para ele. 

Jeff Weber passa a viver em razão de sua culpa e qualquer um que se aproxime dele consegue perceber isso.

O que Jeff não imaginava é que sua vida mudaria totalmente quando, de sua casa, ouve gritos de socorro vindo das imediações do condomínio onde mora e resolve ir ajudar. Quando chega ao socorro encontra uma moça (a qual gritara por socorro) e seu agressor, o qual jura a Jeff que irá se vingar por ter atrapalhado. 

O agressor então começa a perseguir Jeff e fazer coisas cada vez piores para mostrar que falou sério sobre sua vingança, a qual já estava colocando em prática de formas a conturbar totalmente Jeff. Em contrapartida, Jeff se aproxima cada vez mais da moça que ele salvou.

perto do fim, rosa mattos, literatura nacional, literatura brasileira, eu leio nacionais

Perto do fim é um livro muito envolvente do início ao fim, além de ser uma história repleta de reflexões e possuir sentimentos e emoções que facilmente nos identificamos. 

Desde o início do livro dá para sentir muito bem a dor e angústia de Jeff devido a suas duas perdas, a autora conseguiu descrever muito bem o sofrimento do personagem, nos fazendo criar empatia e sentir junto a dor do personagem.

De início o foco maior é a perseguição do agressor com Jeff em suas buscas por vingança, o que deixa uma grande tensão no enredo pois nos deparamos com casos curiosos e intrigantes, que nos fazem querer cada vez mais resolver este problema. Porém, conforme a história se desenrola o que mais entra em foco é a aproximação de Jeff com Valentina, a moça que ele salvou. 

Logo a aproximação de Jeff com Valentina se torna um romance e, embora seja algo bonito, ele ocorre muito rápido. Ao meu ver Jeff superou rápido demais uma dor que até então era infinita, o que me fez questionar se a dor que ele sentia era realmente tão grande quanto ele aparentava, pois em pouquíssimo tempo ele conseguiu esquecer muito bem isso. Acredito que se tivesse se desenrolado em mais tempo ficaria um sentimento de superação muito bonito mesmo. Esse é o único ponto que eu mudaria no livro todo. 

Apesar de tudo, é legal observar como Jeff evolui ao longo da história e como essa evolução pessoal dele torna melhor sua relação com todos os que estão a sua volta.

Eu realmente amei o modo como Rosa conseguiu descrever os sentimentos abordados no livro, todos ficaram muito puros, verdadeiros e realmente humanos, sem fugir da verdadeira realidade do que são esses sentimentos.

perto o fim, rosa mattos, literatura brasileira, literatura nacional, eu leio nacionais

Eu recomendo muito esse livro para todos. Seus dramas, mistérios e romance conseguem prender qualquer leitor nessas páginas. Você vai sorrir e chorar (de tristeza e felicidade) e ao final vai querer mais dessa história!

Espero muito que tenham gostado do post de hoje!
Comentem abaixo se ficaram com vontade de ler e se já leram me digam o que acharam do livro, vou adorar saber!

Abraços e até mais.

10 comentários:

  1. Oi Evy!!
    Amei sua resenha. Não conhecia o livro, mas achei o enredo bem interessante além dessa capa super linda. Amei <3
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica, eu não conhecia o livro s2

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, já conhecia o livro mais ainda não li. Conheço a autora lá do instagram. As capas dos livros e as história criadas por ela são lindas. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. O ritmo é muito importante para fazer o leitor acreditar nessas mudanças vividas pelos personagens. Geralmente também não fico convencido quando as pessoas se apaixonam rapidamente (embora isso aconteça na vida real). Mas a história do livro parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. A narrativa do livor bem envolvente e a história em si muito boa. Gosto de livros que consegue passar para o leitor os sentimentos dos personagens, Jeff passou uma coisa tensa viu.
    Vou procurar o livro adorei ele.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que seja um livro para me desidratar, a resenha já me envolveu, de modo que aguçou a vontade de conhecer toda história de Jeff.

    Beijos Ivi, adorei a resenha;
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, nem a autora mas caramba, que capa linda!! Me interessei muito pela história, adorei a sua resenha só achei o preço um pouco salgado, irei aguardar a black friday.
    Beijos


    https://estantedakahofc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que romance de tirar o fôlego menina, deve ser aqueles que a gente fica cada vez mais curiosa se os personagens irão ficar juntos, eu achei ele meio carinho mas adoraria ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia o livro mais não sou muito fã de romances. Você falou na resenha que o romance ocorre rápido demais e eu meio que não gosto de casais desse tipo. Mais achei a capa maravilhosa.
    Bjs,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  10. Oi, Evy! Apenas olhando pela capa, eu jurava que a história seria do gênero fantasia haha. Sua resenha está ótima e me surpreendeu bastante em relação a trama. Fiquei curiosa para conferir como o Jeff conseguirá se livrar do perseguidor, espero gostar da obra tanto quanto você. Bjss!

    ResponderExcluir